Friday, April 26, 2013

Livro do desassossego - é o tempo da travessia

Cada um de nós é vários, é muitos, é uma prolixidade de si mesmos. Por isso aquele que despreza o ambiente  não é o mesmo que dele se alegra ou padece.
Na vasta colónia do nosso ser há gente de muitas espécies, pensando e sentindo diferentemente.

Fernando Pessoa,
LIVRO DO DESASSOSSEGO,
Anotação de 30.12.1932

Thursday, April 25, 2013

Thursday, April 18, 2013

amigos ...amigos...


"Para encontrar um amigo, devemos fechar um olho. 
Para conserva-lo, devemos fechar os dois." 
(Norman Douglas)

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre." (Deng Ming-Dao, frases de amizade)

"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
 (Fernando Pessoa, frases para o dia do amigo)

"Quando teu amigo atravessa alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e fá-lo." (Ed. Howe)

"A amizade é um amor que nunca morre."
 (Mário Quintana)

Monday, April 15, 2013

janelas






As janelas abrem caminhos, horizontes , novos rumos ...
São assim em Torre de Moncorvo.

Thursday, April 11, 2013

Night train to Lisbon

 redescobrir Lisboa, de há 40 , 50 anos
 partilhar experiências, conhecimentos
 ler poemas e / ou filosofia, desvendar mistérios, conspirações ou histórias de amor
 reviver a luta antifascista sem ignorar a famigerada pide  dessa época
vale a pena , para quem viveu nesses tempos que precederam a Revolução ou para quem não conhece.
Um passeio por Lisboa, um retornar a uma época que não queremos que torne a voltar.
Com alguns pequenos "senãos" : os portugueses nunca falam português, os antifascistas são chamados de Resistência, o Cabo Finisterra talvez se situe no Meco ou imediações. .. Um filme que gostei de ver!

Monday, April 8, 2013

Sabores do Sabor


Sabores do Sabor 
O nosso país é lindo e deve ser visto e percorrido palmo a palmo como quem anda à descoberta de um tesouro. Um tesouro bem à nossa mão ou melhor aos nossos sentidos, em toda a sua beleza natural.

Portugal tem um sol, um céu azul, uma temperatura únicos; paisagens deslumbrantes e gente pura; marcos históricos de muitas culturas, milenares, que nunca cansam mesmo que as vejamos vezes sem conta. Portugal ainda espera para ser descoberto e rentabilizado em todo o seu potencial. Então façamos nós o que quem deve  e pode nem sempre faz.

Há dias viajando pelas Beiras, de repente, estávamos no serpenteado do Douro passámos a barragem do Pocinho no Município de Vila Nova de Foz Côa e descemos até à Foz do Sabor.


E que Sabor….! Procurámos um sítio para almoçar que fosse bem típico e com produtos do local. E eis que encontrámos este dístico :
Quando saímos do carro, uma senhora perguntou-nos o que procurávamos.
Queríamos almoçar. Tem alguma coisa ?
- Ainda se arranja peixe frito para os senhores, que já temos outras marcações
Entrámos. Era um espaço aberto com mesas longas e bancos talhados de lousa ou Xisto,
 
paredes pejadas de utensílios rústicos e artesanais,
 de aspecto asseado, com vistas para o vale do Sabor e suas chãs verdejantes , apesar da chuva dos últimos dias e do caudal do rio.
 
 Fomos recebidos por um cavalheiro de postura austera,que nos indicou a mesa e começou a pôr os pratos e talheres, pão caseiro e azeitonas, um jarro de vinho do Douro, também caseiro, por certo... Não perguntámos nada, que não era dado a grandes falas.
" Aqui é assim… tudo fresco, do dia, não quero nada nas arcas de congelação...! é proibido pescar nestes meses  mas para comer sempre se arranjou" e ía falando com a cozinheira lá para os fundos da sala.
 Trouxe uma taça de salada e em seguida uma travessa de peixe acabado de fritar. Estava uma delícia.
O sr João trouxe mais outra travessa de peixe, explicando que era a época do defeso e que o caudal do rio não permitia lançar as redes , mas tinha convidado um amigo para pescar à cana. Entretanto, chega mais um grupo que ele mandou embora pois não tinha peixe que chegasse para os servir. Entrou mais outro casal , o da tipografia que lhe tinha feito os cartões de borla e esses ele atendeu. Começamos todos à conversa , excelente fim de almoço. No balcão era bem visivel   o computador e o letreiro para quem pretendesse fatura. No entanto, optámos pela fatura simplificada, pagámos e saímos para uma caminhada pela Foz do Sabor, para em seguida subirmos até Torre de Moncorvo.


 Aconselho a que passeis por lá, numa visita ao Douro até à foz do Sabor de barco ou de carro.
 Almocem no Sr. João mas, atenção! Avisem com antecedência de quantos são e o que quereis. É mais seguro. Contrariamente, já sabeis como agir….Esperem que o granito se decomponha...)) 
donde são as fotos. No dia que visitámos o Lameirinho chovia copiosamente e nem máquina levávamos ...