Sunday, November 25, 2012

Vozes de Burro chegam ao Céu?


No próximo dia 1 de Dezembro o Museu de Ciência Viva de Sintra abre as portas a uma nova exposição:"Vozes de Burro chegam ao Céu?". Esta exposição organizada em conjunto com a Reserva de Burros e a Associação Burricadas, realça a importância deste animal na cultura portuguesa e na tradição saloia, aborda factos sobre a sua biologia e comportamento, e alerta para o grande decréscimo do número de animais no nosso país ao longo das últimas décadas. Este facto foi um forte impulsionador da campanha de Crowdfunding "Save the Donkeys, Helping People"  http://www.indiegogo.com/SaveDonkeys-HelpingPeople?a=825388 lançada recentemente pela Reserva de Burros e pela Associação Burricadas. Na tentativa de contrariar esta tendência e dar uma nova utilidade a este animal, a campanha visa angariar fundos para a criação de um Programa de Terapias Assistidas com Burros direccionado para pessoas portadoras de deficiência ou com distúrbios de ordem social, emocional, entre outros.
Durante a exposição, os visitantes individuais, em grupos familiares ou em grupos escolares terão oportunidade de visionar um pequeno filme sobre estes factos e ainda participar em interessantes actividades e interagir com dois burrinhos que serão os anfitriões deste grande evento.
Parte da receita desta exposição reverterá a favor da campanha "Save the Donkeys, Helping People".
 
Para mais informações contacte:  
- Centro Ciência Viva de Sintra: 219 247 730 info@cienciavivasintra.ptreservas@cienciavivasintra.pt
- Reserva de Burros: 219280236 / 917725262 / reservadeburros@gmail.com

Monday, November 19, 2012

Aveia


 a aveia possui propriedades excelentes para baixar o colesterol, regular o intestino  prevenir o cancro do intestino,  perder peso, auxiliar no tratamento de diabetes, e prover diversos minerais e vitaminas para quem consome.
Os benefícios
Graças a quantidade de fibras que a aveia possui, seu consumo regular faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.
Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e  transformam-se em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também  o cancro de intestino.
Além disso essas fibras dão uma sensação de saciedade mais rápida, fazendo a pessoa comer menos e conseqüentemente emagrecer. Também é eficaz na prevenção de hipertiroidismo, pois estimula a tiróide.
Também é útil para diversas outras moléstias como infecções urinárias (cistites e uretrites), dores musculares (utilizada sobre a pele), problemas de pele como eczemas, enxaquecas e insônias. Também funciona como energético para atletas e pessoas com altos desgastes físicos e mentais, e ajuda no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas

A aveia é encontrada em farelo, flocos e farinha, sendo que o consumo do farelo é ligeiramente mais nutritivo que as outras duas versões, porém todas as três possuem as mesmas características  benéficas para o organismo.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. 
As fibras que combatem o colesterol alto também são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados. Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água.(da net , vários excertos)


Monday, November 12, 2012

pão e castanhas

Com o centeio moído nas azenhas, cozia-se o pão. O forno em Avelãs de Ambom era comunal.. O pão de centeio era uma especialidade das Beiras , amassado e tendido por quem sabia. Levava cada pão uma cruz : “Deus te acrescente que é para o comer muita gente” e ia ao forno. Durava umas três semanas, sem muito enrijecer As merendas e muitas vezes o jantar era uma fatia de pão com uma sardinha frita ou pão com azeitonas , raramente pão com queijo. Com a navalha cortando pedaços de pão rijo e pedacinhos de conduto, mastigando devagar, ia-se comendo e conversando.




Além do centeio, desempenhou importante papel na alimentação dos povos das abas da Serra a castanha. Em Outubro, o castanheiro está coberto de ouriços que deixam cair a saborosa castanha. Vêm em boa altura. Há tempo vago para se apanharem os soutos e a castanha é um comer de sustancia, assada ou cozida.



A pobreza era geral e as exigências das comunidades mínimas. Os caminhos, as obras da igreja, as festas e as romarias eram com os mordomos e a gente mais pronta.

O Estado fazia, quando muito, a escola e cobrava regularmente a décima. A Câmara cobrava a licença do cão, do burro, o imposto braçal e botava derrama, quando algum melhoramento urgente se impunha…



Serra da Estrela e as suas beiras - Viriato Simões

Friday, November 9, 2012

A Borragem


Propriedade terapêutica: 
Depurativa, anti-reumática, antitussica, laxativa, anti-inflamatória, emoliente, expectorante, diurética, lenitiva, sudorífera.
Indicação terapêutica:


                                                                                                                  



Gota, afecções respiratórias (bronquites, tosses), escassez de urina, reumatismo, transtornos menstruais, furúnculo.
Origem : Mediterrâneo
Uso medicinal:

Nome em outros idiomas




        Seu uso medicinal data da Idade Média, quando se acreditava que exercia um efeito mágico sobre o corpo e a mente. Utilizado hoje apenas pela medicina popular, pois a medicina científica aconselha apenas seu uso externo devido a recente descoberta da presença de alcalóides tóxicos nas suas folhas.
Na medicina tradicional de hoje é considerada emoliente, depurativa, sudorífica, diurética e laxativa. É também considerada anti inflamatória  Suas flores são empregadas na forma de infusões como expectorante e contra certas afecções do fígado e coração. Indicada contra tosse, reumatismo. É utilizada para baixar o colesterol e eliminar as gorduras da zona abdominal.
Hoje  sabe-se que a borragem estimula as supra-renais, favorecendo a produção de adrenalina, o hormônio que prepara o corpo para situações de tensão.
As folhas carnosas e ásperas podem empregar-se como tônico da supra-renal, no caso de stress, ou sequelas de terapia com esteróides.
O óleo extraído das sementes pode ser empregado como alternativa ao óleo de prímula, para transtornos menstruais e reumáticos.
Para aumentar a sudorese, empregam-se as flores. E as folhas para uma ação diurética.
Uma atividade refrescante lhe é atribuída. Uma folha fresca abaixará a temperatura da boca, desta forma é útil em febres.
Cultivada em hortas, esta erva é muito apreciada pois suas folhas são empregadas por séculos em saladas. Pelo fato de possuir potássio, é indicado para pessoas que precisam de uma dieta sem sal. Pode ser usado externamente como compressa em pele irritada ou inflamada.
 Dosagem indicada
Depurativo
Infusão: em 1 litro de água fervente colocar em infusão 20g de cada uma das seguintes ervas: borragem, agrião, dente-de-leão, fumaria, chicória-silvestre, cerefólio. Coar, adoçar e beber o líquido na dose de 3 a 4 cálices ao dia, a começar pela manhã em jejum.
Vinho depurativo
Colocar um punhado de sumidades floridas frescas de borragem em 1 litro de vinho de boa qualidade, deixar macerar por cerca de uma semana, coar e consumir em calicezinhos antes das refeições.
Gota, furúnculo
Cataplasma: cozinhar um punhado de folhas secas de borragem em pouquíssima água. Quando esta tiver evaporado, estender as folhas sobre uma gaze, espremê-la para fazer sair todo o líquido e aplicar o cataplasma bem quente sobre a parte dolorida.
Reumatismo
Decocção: em 1 litro de água, ferver por meia hora 10 g de folhas secas de borragem, filtrar, adoçar com mel e beber 3 a 4 xícaras ao dia.
Tosse
Decocção: 40g de folhas em 1 litro de água, ferver por um quarto de hora, coar, adoçar e beber em 2 ou 3 vezes durante o dia.
Infusão: 15g de folhas e flores de borragem em 1 litro de água. Deixar macerar por três quartos de hora. Filtrar, adoçar com mel e beber o líquido em xícaras, na dose de 1 xícara a cada 2 ou 3 horas. Esta infusão é emoliente, refrescante e é benéfica nas tosses secas e persistentes.
 Toxicologia
Novas descobertas sobre sua composição química, como alcalóides isopirrolizidínicos, supinina, licopsamina, intermedina, ambilina e thesuinina tornam, segundo alguns estudiosos, esta planta imprópria para consumo.
Segundo determinação do Ministério da Saúde, divulgada após a descoberta destes alcalóides no confrei, todas as plantas que contenham estes alcalóides só devem ser usados em aplicações locais, isto é, externamente. Estes tem ação tóxica e sua ingestão pode levar ao aparecimento tardio de cirrose hepática ou câncer do fígado. Este alcalóide está em maior quantidade nas folhas frescas do que nas folhas secas.
Deve-se tomar cuidado ao fazer preparações com a borragem. Deve-se filtrar muito bem para que se eliminem os pelos, visto que engolidos podem causar irritações no estômago.
 Uso culinário
Muito utilizado em saladas, suas folhas são saborosas. A borragem confere às saladas um sabor fresco, ligeiramente salgado e parecido com o do pepino, além de melhorar seu aspecto. Tempera-se com endro e cebola.
Suas flores são graciosas, com elas pode-se fazer um confeito muito bonito. Mergulha-se a flor na clara de ovo e depois no açúcar de confeiteiro e deixa-se secar.
Desde a Antiguidade suas flores são adicionadas ao vinho e podem também entrar na composição de bebidas alcoólicas, dando-lhe um efeito estimulante.
Charles Dickens, autor inglês do século XIX, era apaixonado por este ponche e oferecia a seus amigos americanos a sua receita particular, quando estes o visitava.
Ponche Charles Dickens
  • 2 copos (500ml) água
  • 1/2 copo (120ml) açúcar
  • 2 colheres de sopa (30ml) de raspas de limão
  • 1/4 copo (60ml) flores de borragem
  • 2 copos (500ml) de sherry - vinho de Xerez
  • 1 copo (240ml) brandy - conhaque
  • 4 copos (1 litro) cidra de maçã
Despeje a água fervente sobre o açúcar, raspas de limão e borragem. Deixe agir por 10 minutos. Coe e adicione o conhaque, o Xerez e a cidra.
Flores de borragem cristalizadas
  • 1 copo (240ml) flores de borragem
  • 1/2 colher (chá) 2,5ml água fria
  • 1 clara de ovo
  • açúcar granulado
Lave as flores de borragem e remova o excesso de humidade com papel toalha. Misture a clara de ovo e água, bata bem. Mergulhe as flores na mistura e então no açúcar. Coloque em papel manteiga para secar. Acondicione não por muito tempo em vasilha muito bem fechada, longe de humidade.
Curiosidades
As flores fornecem um corante azul muito bonito. Uma bebida refrescante pode ser feita com borragem no verão. Ela frequentemente cresce em regiões próximas a apiários, pois tem uma quantidade de néctar que as abelhas apreciam muito. Excelente planta melífera.
As flores azuis podem ser desidratadas com sílica para depois serem coladas em grinaldas de flores naturais desidratadas. Seu nome vem da antiga língua dos celtas, Borrach que significa coragem. Há literatura que considera este nome proveniente do latim Borra.
Os relatos antigos dizem que esta planta tem a capacidade de espantar a melancolia e trazer coragem, além de fazer as pessoas felizes e trazer um coração confiante. Os romanos também apreciavam muito a borragem. Plinius, um naturalista romano (23 a 79 DC) disse: 
"Eu, borragem, trago sempre a felicidade". http://www.ppmac.org/content/borragem


Tuesday, November 6, 2012

A salsaparrilha


Quando eu era pequena,  as compras eram feitas  na Baixa de Lisboa. Não havia pronto a vestir e os tecidos eram comprados a metro, com as respectivas linhas , botões, fechos. As grandes lojas estavam no Chiado e ruas circunvizinhas.  Depois das compras feitas, ia-se lanchar. Por norma , as criancinhas tomavam um refresco de groselha ou de salsaparrilha. A famosa "Larangina C" ainda não era conhecida nesses tempos e muito menos os sumos da compal. Decerto que as mães daquela época ignoravam as propriedades da salsaparrilha ...                                                    
A raiz desta planta possui propriedades medicinais, servindo de ingrediente para preparados e receitas caseiras. A salsaparrilha é usada tradicionalmente para lavagens corporais e também para a fabricação de bebidas.
Existem variações de espécies entre os diferentes países que cultivam esta planta sendo estimadas mais de 200 variações desta planta.
Em sua composição estão elementos como a saponina, sitosterol, resina, gordura e açúcar.
Possui ação depurativa, indicada no tratamento do acúmulo do ácido úrico e da gota. Sua ação é anti-inflamatória  É diurética e também muito indicada para solucionar problemas dermatológicos (pele).
Alguns benefícios da planta reconhecidos por especialistas são: Aumento do apetite e melhora na digestão, ação ati-parasitas, melhora da hepatite B, positivo no tratamento do metaplasia intestinal e da hiperplasia atípica, redução de estresse no fígado e aumento do volume muscular.
As propriedades contidas na salsaparrilha têm sido usadas no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis.
3817030732 a30a20343a z Como usar salsaparrilha
Via Flickr
Indicações:
Os princípios ativos da salsaparrilha são indicados em pacientes que tenham enfisema  asma, bronquite, artrite, nefrite, dermatites e reumatismo e é usada tanto internamente, na forma de chás, como externamente, para lavar infecções da pele, com eczemas e acnes.
O uso dos componentes da salsaparrilha não são recomendados para gestantes e crianças como menos de dez anos idade. Pessoas com hipertensão, doença cardíaca ou insuficiência renal só devem utilizar a salsaparrilha com orientação médica.
Um fonte poderosa na redução do mal colesterol, a salsaparrilha atua como desintoxicante e quando usada na forma de chá, poder ser um poderoso combatente da Psoríase, uma doença de pele. Veja uma receita prática e muito usada á base de salsaparrilha.
Chá de Salsaparrilha:
  • 2 colheres de raiz de salsaparrilha seca e picada
  • 250 ml de água
Ferva a água e a raiz da salsaparrilha em uma panela com tampa por no mínimo dez minutos e coe o líquido após este período. Tome de uma a duas xícaras por dia.
O chá de salsaparrilha é também indicado para pessoas que possuem ácido úrico ou gota. Através da urina é feita a eliminação das propriedades negativas destes problemas. http://comofas.com/como-usar-salsaparrilha/