Thursday, March 29, 2012

Agrião

As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago.Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.



O agrião traz muitos benefícios ao organismo, pois tem propriedades purificadoras para vários orgãos do corpo , como o fígado, estômago eo o pulmão.


Ele é apontado como poderosa proteção para vários tipos de câncer.

Mas ele possue também outras características terapêuticas, como o combate ao excesso do ácido úrico e as infecções.



O agrião é uma hortaliça rico em vitaminas C, B6,B3,manganês,zinco,betacaroteno e fibras.

Ele também colabora com a saúde do organismo como um todo e o bom funcionamento do trato intestinal.



Algumas dicas de como você consumir o agrião.

Não desperdice, todo o agrião inclusive os talos podem ser usados para tratamentos medicinais.

Compre o agrião na quantidade certa que você vai consumir pois ele tem pouca durabilidade após o corte.

Na sua condição in natura, ele pode ser guardado por no máximo um a dois dias, num local fresco e com os talos imersos em água.

No refrigerador ou em um local de baixa temperatura, ele pode ser conservado por mais de dois dias, embalado em saco plático próprio para alimentos.



aproveita o verão e coma bastante salada de agrião, é uma delícia e sua saúde vai agradecer.



Uma bebida milagrosa:


Essa mistura é um excelente antioxidante e depurador de radicais livres, com ela você fica mais jovem e saudável!!!


Bata no liquidificador 1 maço de agrião com 200 ml de leite desnatado.


Consuma imediatamente ,uma vez ao dia.

(informação da net)




Wednesday, March 28, 2012

Ser esposa






Ser esposa , de acordo com a tradição Bön, é ser o coração espiritual da família, é conhecer o pensamento dos filhos e do marido, e é controlar o orçamento e a riqueza familiar. A energia do pensamento de ser esposa vem da linha material ancestral, e acumula-se em si, na sua qualidade de esposa, desde que esteve na barriga da sua mãe . Isto não significa que você esteja destinada a ser esposa, mas apenas que sabe o que é ser esposa.
 Uma esposa é um agente que cuida e exerce uma poderosa influência na comunidade, um simbolo da ordem da natureza.

A Arte Tibetana do Pensamento Positivo -Chistopher Hansard

Tuesday, March 27, 2012

Sunday, March 25, 2012

cabelos naturais

Agora que aprendi a fazer shampoo natural , à base de azeite virgem extra/hidróxido de potássio e água destilada, não quero outra coisa... O cabelo fica  bem lavado e com um óptimo aspecto, dura mais , não é preciso lavar todos os dias com os shampoos de marca, poupa-se na água e no gás e  sobretudo protege-se o ambiente.





Depois, é só escolher o look pretendido, de entre as diversas propostas hair-style  2012 







Wednesday, March 21, 2012

Browny vai à praia

- Vou sair mais cedo, hoje. Queres ir à praia?
- Bora, responde a outra no sms


- Browny , vamos à praia ? - pergunta a dona.
Olhar espantado/indiferente sem fazer ideia do que poderia ser a praia. E vai daí meteram-no no carro, sem mais delongas que o final da tarde desaparece num instante. Aquietou-se no banco de trás, em cima da manta, um pouco apreensivo , pois nunca tinha ido para aqueles lados e não conhecia aqueles cheiros...
 Finalmente , estacionaram o carro numa praceta e atravessaram por debaixo de um túnel , onde havia mais pessoas e até outros cães.
 Depois, foi o descobrir das poças na areia, das rochas, derrapar no verde das algas, ir atrás das gaivotas e poder correr que nem um louco praia fora. Browny descobriu um novo mundo.
 Decerto nunca tinha estado na praia, nem na areia.
 Teve medo das ondas que se desfaziam junto de nós,
 mas entrava pelas poças adentro, maravilhado.
O sol desaparecia lá para os lados de SIINTRA quando regressaram a casa, as luzes da praia já acesas.
Que belo fim de tarde!

Monday, March 19, 2012

produtos caseiros e artesanais

as plantas aromáticas e medicinais sempre me interessaram e seduziram, muito embora a minha formação seja bem outra.
Ontem decidi  fazer um workshop de produtos caseiros e artesanais e aprendi a fazer
  shampoo/gel de duche
pasta dos dentes
desodorizante
gel


              entre muitas outras coisas...



Adorei. Pela ( in)formação, pelo convivio, pela enorme quantidade de gente muito mais nova que eu , defensores do ambiente, da vida no campo, da permancultura, quase todos tendo optado ou estando em vias disso, por uma vida fora da cidade, longe da multidão e do stress, autosustentável e sobretudo muito rica em criatividade e virada para novas experiencias.

Friday, March 16, 2012

frutos vermelhos

 hoje apeteceu-me pintar as unhas de vermelho
 escolhi o tom
 a condizer com as minhas petúnias no jardim
 ou estaria com saudades de frutos vermelhos:
 amoras, framboesas, morangos , cerejas ?
Muitos destes pequenos frutos vermelhos contêm a maior parte das vitaminas antioxidantes vitais (A, na forma de betacaroteno, C e E); outros contêm-nas todas, tornando-se extremamente importantes para o funcionamento do sistema imunitário, uma vez que estas vitaminas neutralizam a acção dos radicais livres - responsáveis, a nível celular, por muitos dos nossos problemas de saúde.



Além de nos protegerem contra as infecções, estes frutos de aparência deliciosa são eficazes na luta contra doenças degenerativas mais graves, e até mesmo contra o envelhecimento prematuro
Juventude e vigor


Devido ao seu elevado teor de antioxidantes, estes frutos contribuem para a eliminação de toxinas do organismo e são importantes armas contra o envelhecimento. 0s morangos, por exemplo, trazem benefícios à pele, suavizando rugas e vincos, e aliviam a artrite. Já as framboesas são ligeiramente laxantes e ajudam a digestão.

Wednesday, March 14, 2012

petunias

Elas podem chegar de quinze a trinta centímetros de altura e são excelentes para canteiros, vasos, floreiras ou forrações. Devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas são periódicas. Necessita de luz solar direta (pleno sol) e até apreciam o frio ameno, mas muita atenção com as chuvas fortes, as flores da petúnia costumam rasgar e ficar com mau aspecto, porém, se recuperam com rapidez. Outro cuidado importante é que, sempre quando as flores murcharem retire-as da planta para evitar o surgimento de fungos que provocam o conhecido “melado” nas folhas.











O mais interessante é que as flores passam por hibridação natural (contrário às leis da natureza, seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) que ocorre no próprio vaso onde está plantada e resulta no surgimento de uma mescla de cores totalmente espontânea.










Mesmo que possam ser plantadas em qualquer época do ano, a propagação das petúnias é feita através de sementes e tem maior nível de floração na Primavera. Algumas outras espécies, um pouco maiores, podem se propagar através de estacas.






As petúnias são símbolo da sabedoria, da revelação, uma flor que representa o espelho da alma.
Podem ser encontradas em floriculturas, Floriculturas Online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.







Esta semana comprei mudas de várias petúnias e plantei em vasos, algumas suspensas para se destacarem melhor.

Saturday, March 10, 2012

era uma vez uma menina...

Surgiste quando já ninguém pensava que tu aparecerias e eu própria tinha deixado de sonhar contigo. Nasceste a olhar o mundo que te rodeava, um olhar profundo e interessado. Foi assim que nos conhecemos : eu deitada numa sala de hospital e tu acabadinha de sair de dentro de mim. Por isso nunca me esqueço desse instante.
Permaneceste igual a ti própria porque sempre  respeitámos o teu ser, a tua personalidade , a tua maneira própria de estar. Afinal , nós os três somos todos um pouco parecidos, os três muito independentes, muito senhores do seu (nosso) nariz, muito interligados todos, capazes de dar a volta ao mundo para ajudar o outro, as distancias e o desconhecido nunca nos fizeram confusão à cabeça, começando cada dia como se nascessemos de novo mais uma vez. Ainda nos surpreendemos, quer contigo, quer só eu e o teu pai. Sabemos sorrir, sabemos amar, sabemos perdoar e por vezes ainda rimos todos à gargalhada.
Não nasceste à beira-mar, mas vivemos por lá durante muitos anos, junto do pinhal com muitos amigos à volta, quando as portas das casas estavam sempre abertas.
Foi assim que cresceste, foi assim que te criámos.
Hoje , já és grande. Sabes que nunca acho muita graça a bebés, mas contigo foi diferente, embora cada vez me pareças mais interessante à medida que os anos vão passando. Não eras apenas uma menina recém nascida muito bonita, tal como hoje. É a tua capacidade, a tua inteligência, a tua maneira de ser e de estar, a tua motivação e o teu interesse por aquilo que te rodeia, pelo mundo, pelas pessoas (algumas, porque foste sempre muito seletiva), pelo ambiente, pela astronomia, pela ciência, pelas fotovoltaicas que fazem toda a diferença. Por isso , ainda nos surpreendemos todos, por isso o pai vem de tão longe para passarmos o dia juntos. Por isso, estamos sempre juntos. Para nós não há distâncias, nunca houve distâncias.
 Por isso, quando as buganvilias alegremente florirem vamos fazer sempre um enorme desafio, como dizia o poema africano...

Wednesday, March 7, 2012

Castelos de areia

41 anos se passaram desde aquela manhã em que a mãe estava ao telefone a saber noticias tuas e o homem da agencia tocou à porta para saber do funeral... não quero lembrar mais esse dia mas lembrar apenas os momentos bons que passei contigo.
A mota de corda que me déste, a boneca, os fornos de areia que construias para nós na praia da Ericeira ou de S Julião e iamos à procura de pauzinhos e nessa altura era permitido acender  o lume e as chamas saiam de dentro daquele forninho, que eu adorava quando era miúda. Também fazia forninhos e castelos de areia para a tua neta que nunca pudéste conhecer - eu sei que a vês, mas duma outra dimensão . e levávas-me à Feira Popular no dia dos meus anos e nós  os miúdos podiamos jantar numa mesa sozinhos e comer o que quizéssemos na Feira antiga, onde é agora a Gulbenkian e até podia andar na Montanha Russa e no Comboio Fantasma ou nos carrinhos eléctricos, um dia no ano em que podia fazer tudo o que quizesse.
Hoje não vou plantar flores nem árvores para ti. Nem sempre fui a tua predileta, a menina querida, mas temos muita coisa em comum e guardo boas lembranças. E depois há sempre um paralelismo a unir-nos, ambos estivémos em África, só me falta ir a S. Tomé e Principe e reparei há dias naquela foto tua com a cadela. Também gostavas de cães, como eu. E foste tu que leváste a nossa Joaninha para o doutor , quando ela foi atropelada e nunca mais pode voltar para casa...
Hoje ficam apenas as memórias da minha infância e um post no blog que tu nem imaginas o que poderá ser porque no teu tempo nada existia destas TICs... Fico contigo, durante este dia . Agora tenho de ir trabalhar, Pai.
(Olha, não consegui publicar nenhuma outra foto nem sequer aquela em que tens a tua cadela ao colo...desculpa mas os computadores nem sempre fazem aquilo que nós queremos neste século XXI)

Tuesday, March 6, 2012

insustentável leveza do SER

era um domingo de carnaval como qualquer outro.
o sol convidava a sair , passear , apanhar uma lufada de ar fresco, da brisa do mar
Bernardo saiu pela manhã para não voltar mais à tarde a gnr veio a casa da familia dizer que tinha sofrido um acidente e estava no hospital dirigiram-se para lá para saber mais noticias não o encontravam mas a morte apanhou-o de surpresa, rápida e certeira
Ficou a mulher, ficou a mãe os irmãos e os cunhados. E os Amigos também.
Cinco dias para o funeral poder ser feito porque era carnaval porque era feriado para uns e para outros não porque nada podia ser feito. Todos o acompanharam num silencio de quem não tem palavras para dizer nada, as lágrimas já tinham secado de tanto terem corrido nos dias anteriores desde que a noticia brutal chegou.
Rita fica viúva sem o ser porque era simplesmente solteira, vivendo em união de facto com o homem que amava há mais de dez anos. Compraram casa, compraram carro e tudo o mais que um casal necessita para viver no dia a dia. Dispenderam os rendimentos de ambos para tudo isso porque ambos trabalhavam e viviam em economia comum, ambos solteiros, ambos maiores de idade, perfeitamente lúcidos, contas bancárias comuns, irs em conjunto.
Mas na prática , na lei, a união de facto não existe. Rita a nada tem direito e se quizer ficar com a casa ainda tem de pagar por ela pois os herdeiros são a mãe e os irmãos e mais as burocracias da legislação, do código civil, das pensões , dos seguros, das contas bancárias que já foram congeladas.
Rita não perdeu apenas o marido aos 31 anos... perdeu TUDO apesar de nada pagar a dor de quem passa por momentos destes.
Se nada é possivel fazer, pelo menos que quem me lê , pense em assinar os papéis no registo para evitar situações destas e reclamar para que a lei seja alterada, pois só existe para efeitos fiscais e de irs - em tudo o resto é omissa. Podia ter sido a minha filha. Não foi. Mas olho à minha volta e questiono quem poderia não estar nestas condições a generalidade dos casais novos e velhos por opção a viver em união de facto. Apenas porque sim, por amor , por convicção, por opção!