Wednesday, October 28, 2009

Amores (mais que) perfeitos




Viola é um género botânico pertencente à família Violaceae. Inclui várias espécies popularmente conhecidas como violetas e amores-perfeitos.
De notar que a violeta-africana não pertence a este género.
É muito empregada desde os tempos remotos. Homero conta que os atenienses a utilizavam para moderar a ira. Utilizavam uma guirlanda de flores da Viola tricolor para prevenir dores de cabeça e enjôos. Os chineses utilizam a espécie Viola yedoensis de forma similar. Esta última também é empregada em tratamento do eczema infantil grave em um hospital de Londres.
As folhas secas da Viola tricolor, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada, aplicadas sobre as feridas, ajudam a cicatrizá-las. Para curar infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta. A decocção alivia também as dores reumatismais e trata as afecções de pele, dermatites e eczemas. A infusão, que também pode ser bebida, combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas nervosas e icterícia, pois estimula o metabolismo.
Constitui um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonifica e fortalece os vasos sanguíneos.
Emprega-se como cosmético para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. Serve para gargarejos. As raízes são eméticas.

Tuesday, October 27, 2009

Oração da Deusa


Oração da Deusa
(Z Budapest, tradução Ana Maria Bahiana)
Mãe nossa, que sois a Terra
Vossos frutos nos alimentam
Venha a nós Vossa teia da vida
Que estejais dentro de nós
Como estás a nossa volta
O pão e o suor de cada dia nós Vos agradecemos
Perdoai as vezes em que abusamos de Vós
Como perdoamos aqueles que abusaram de nós
Não nos deixeis cair nas garras da opressão
Mas livrai-nos do orgulho de querer Vos dominar
E dominar nossos semelhantes e todas as vossas criaturas
Porque Vossas são as águas da vida
O chão que alimenta, que produz vida e semente
Agora e tão perto da eternidade
Quanto jamais estaremos



alfazenite

Monday, October 26, 2009

O pássaro de Prévert




Meti o bivaque na gaiola
e saí com um pássaro na cabeça
Então não se faz a continência
perguntou o comandante
Não
não se faz a continência
respondeu o pássaro
Ah bom
desculpe julgava que se fazia a continência
disse o comandante
Ora essa
disse o pássaro
toda a gente se pode enganar
Jacques Prévert
(Trad. E.Andrade, adapt.)

Saturday, October 24, 2009

Tomates e licopeno



Tomate: o alimento mais rico em licopeno ou
Tomate: e o licopeno, como vai?
O tomate era cultivado pelos Astecas do México e Incas do Peru e foi introduzido na Europa, pelos espanhóis, que o trouxeram do México.
Em pouco tempo o tomate se tornou popular na Itália, na África do Norte e no Ocidente médio, através de escravos espanhóis.
Em meados do sec. XVI, o tomate chegou ao norte da Europa, mas o arbusto era meramente decorativo, pois achavam que era venenoso.
É provável que o tomate introduzido na Europa fosse amarelo, pois os italianos o chamavam de pomo d'oro (maçã de ouro), os ingleses o chamavam de tomate alterando mais tarde para tomato, mas o termo loveapple (maçã do amor) também pegou.
Permaneceu por muito tempo sendo cultivado com intuito ornamental, apenas em meados de 1500 ele começou a ser utilizado na culinária, mais fortemente na Itália no século seguinte e largamente utilizado na Europa a partir do séc.XX.
Existem mais de 300 variedades de tomate, com isso, a composição também varia. De modo geral o tomate é rico em vitamina C, vitamina A, potássio e carotenóides, entre outros nutrientes. Mas é desse último que queremos comentar.
Dos carotenóides existentes no tomate, o licopeno, que é justamente o que dá a coloração, é o que mais tem chamado a atenção. O licopeno não é sintetizado pelo corpo humano e tem propriedades antiradicais livres. A produção excessiva de radicais livres pode conduzir a diversas formas de dano celular.
A quantidade de licopeno disponível no fruto varia conforme a variedade e também pode aumentar com o aquecimento, ou seja, os molhos de tomate têm mais licopeno do que o fruto cru, tanto pela temperatura como pelo uso de frutos mais maduros. Além disso, o azeite de oliva ainda aumenta mais a biodisponibilidade do licopeno.
Com esse papel antioxidante, ele se torna protetor à carcinogênese e também doenças cardiovasculares.
Apesar de tantos benefícios, por outro lado temos que verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos e o tomate é uma das culturas mais contaminadas ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA).
Recomenda-se então, comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário.
Maria Alice Maciel - Nutricionista mais...

Monday, October 19, 2009

Plenário de cidadãos em Avelãs de Ambom












Desertificação promove plenários de cidadãos
A desertificação das aldeias do interior do país tem sido responsável pelo aumento do número de freguesias que elegem os seus representantes em plenários de cidadãos, disseram à Lusa fontes autárquicas.
Exemplo disso é o caso do distrito da Guarda que, fustigado pela desertificação, enfrenta um desafio cada vez maior. Em 2005, 40 das 336 freguesias dos 14 concelhos votaram em plenários de cidadãos.
Almeida tem o maior número de freguesias nesta situação (12), seguindo-se Guarda e Sabugal (seis), Pinhel (cinco), Figueira de Castelo Rodrigo (quatro), Fornos de Algodres e Meda (dois), Celorico da Beira, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa (um).
Luís Figueiró, presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Ambom, Guarda, com 103 eleitores, está a cumprir o quarto mandato e “sempre” foi eleito em plenário.
Contou à Lusa que nos plenários “são os cidadãos eleitores que se representam a eles próprios”, elegendo os três elementos que formam o executivo (presidente, secretário e tesoureiro). “É uma eleição preparada na hora e, no caso da minha Freguesia, ocorre até oito dias depois das eleições para a Assembleia e Câmara Municipal”, disse. Referiu que “um número mínimo de cinco eleitores pode elaborar uma proposta de constituição de uma lista com três nomes que será votada nessa mesma reunião”. Adiantou que nas freguesias onde são constituídas mesas eleitorais “costumam surgir guerrilhas partidárias devido à intervenção dos partidos”, coisa que não acontece na sua aldeia onde os eleitores “não estão sujeitos à pressão política”. Paulo Marques, presidente da Junta de Cidadelhe, Pinhel, com cerca de 70 eleitores, disse que a Freguesia já tem uma longa tradição na realização de plenários de cidadãos.“Desde que nasci que foi sempre assim”, contou o autarca de 38 anos, indicando que no acto eleitoral de 2005 apenas se apresentou a lista que liderava. beiras.pt



O presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Ambom, concelho da Guarda, que foi eleito ontem pela quinta vez para o cargo num plenário de cidadãos, disse gostar deste tipo de eleição porque "é mais pessoal".
As freguesias que têm 150 ou menos eleitores elegem os seus representantes em plenários de cidadãos, como é o caso de Avelãs de Ambom, que possui 103 eleitores.
Nessa aldeia do concelho da Guarda, o plenário realizou--se pelas 16:30, na sede da Junta de Freguesia, e apenas se apresentou uma lista liderada por Luís Figueiró, 38 anos, que vai cumprir o quinto mandato como presidente da Junta.
A única lista concorrente obteve 46 votos a favor e três em branco
. daqui

Sunday, October 18, 2009

eco4planet


Depois de lançar o Google Black, buscador na versão preta para reduzir gastos com energia em monitores de tubo, o Google adaptou uma das mais famosas ferramentas de buscas da internet para abraçar a causa da pegada ecológica.
o novo sistema, que também incorpora a tela escura, poderia ser um bom aliado na conservação da área verde do planeta - ou pelo menos, uma grande contribuição.
...
O objetivo de contribuir para a neutralização de emissões de gás carbônico liberado na atmosfera em atividades diárias, inclusive com o uso da internet.
http://www.eco4planet.com/pt/

Thursday, October 15, 2009

A noite mais longa

Era a noite mais longa de todas as noites!
Tardavas ...tudo tardava...
mas ao mesmo tempo tudo se conjugava
as peças do jogo iam-se encaixando umas nas outras
perfeitamente
a noite era longa, qual aurora boreal, o caminho a percorrer mais longo ainda
perante a prepotência e o despotismo daquele homenzinho
chefe máximo duma instituição comunitária
que pretendia governar sozinho sem rei nem roque
espezinhando quem quer que se atravessasse na sua frente
quem ousasse dizer-lhe NÃO
quem lhe dissesse que as verbas eram destinadas ao bem estar dos utentes, à alimentação , aos bens essenciais
que os subsidios eram atribuidos para que os idosos pudessem ter um pouco mais de conforto e alegria
que as inscrições deveriam ser prioritariamente para as crianças mais carenciadas fosse qual fosse a côr da sua pele ou a origem dos pais
que , em épocas de crise, quando os pais estavam desempregados ou com salários em atrazo, os meninos não deveriam ser impedidos de entrar
que os vencimentos deveriam ser pagos dentro do prazo que o dinheiro nunca faltou
...
mas aquele tigre de papel não via nada disso
foi longa a noite, mas um dia o sol nasceu mais cedo ,
todos se deram as mãos,
perderam o medo ,
ergueram a voz
uniram-se
disseram tudo o que tinham calado
o homenzinho dos pés de barro caíu do pedestal da loucura
o despotismo ficou por terra
a prepotência desfez-se
o chefão evaporou-se
a paz e a harmonia voltaram de mãos dadas com
o Amor .

Thursday, October 8, 2009

ouro


que é o OURO COLOIDAL?
São nano partículas de ouro puro suspensas em água. O Ouro metálico é dividido em finas partículas (1-100 nanômetros), que ficam permanentemente suspensas em solução, exibindo novas propriedades devido à extensa área superficial contendo grande quantidade de ouro. Ouro coloidal é um líquido límpido, de cor avermelhada, chegando a tons púrpuros dependendo da concentração.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS Contém partículas de ouro de 99,99% de pureza;Elaborado água destilada pura, desminiralizada e deionizada;Não é tóxico e não interfere ou reage com nenhum outro medicamento;Não tem sabor nem odor forte ou desagradável;
PRAZO DE VALIDADE:
Não há limite para a validade
INDICADO PARA >
Ouro Coloidal pode ser classificado como suplemento nutricional mineral, sem contra indicações, sendo averiguados resultados nos seguintes casos:
*Atuação na diminuição de níveis de stress, fadiga e ansiedade.
*Recuperação de memória com aumento da capacidade cognitiva
*Melhoria na capacidade de concentração mental (déficit de atenção)
*Diminuição significativa de dores causadas por artrites, artroses, reumatismos e má circulação (inchaços, L.E.R – lesões por esforço repetitivo)
*Tratamento de queimaduras e inflamações
*Diminuição dos efeitos do climatério (menopausa)
*Aumento da energia vital, agindo positivamente sobre a libido
*Melhoria do estado de humor, crescente sensação de bem estar.
Os efeitos e benefícios certamente variam de uma pessoa para outra, considerando as estruturas biotípicas e metabolismos específicos. Os resultados podem ser sentidos com apenas alguns dias de uso, como eliminação de dores e melhora do humor; as melhoras no desempenho mental são detectadas em algumas semanas.
O ouro coloidal é obtido dividindo-se o ouro metálico em minúsculas partículas que permanecem suspensas em solução aquosa, passado a exibir novas propriedades, devido à extensa área superficial contendo grande qualidade de ouro.
Em 1890, o bacteriologista alemão, Robert Koch, obteve o Premio Nobel, por ter descoberto que compostos feitos com ouro inibiam o crescimento das bactérias que causavam tuberculose. Na Roma antiga, pomadas (ungüentos) feitas com ouro eram usadas para tratamento de úlceras na pele. No Século 19, o ouro coloidal foi comumente usado nos Estados Unidos no combate ao alcoolismo. Nos Estados Unidos, desde 1885, o ouro é conhecido por suas capacidades curativas sobre o coração e melhora da circulação sangüínea. Desde 1927 tem sido usado no tratamento de artrite. Desde 1965 é listado como o remédio número um contra a obesidade.
Atualmente, o ouro tem papel importante na estética e está inserido em tratamentos para artrites, obesidade, úlcera de pele, ferimentos por picadas, neuropatias, cardiopatias, desintoxicação, hiperatividade, câncer de próstata, câncer de ovário, estresse físico, depressão, melancolia, falha de memória e emagrecimento. Aumenta também a energia e atua positivamente sobre a libido e a vitalidade; rejuvenescendo as células e auxilia nos distúrbios de déficit de atenção. Aumenta a acuidade mental e a habilidade de concentração. Trabalhos recentes apontam um aumento de 20% no Q.I. de pessoas que ingerem diariamente doses de ouro coloidal, por apenas três semanas. O ouro coloidal aumenta a condutividade entre as terminações nervosas e sobre a superfície do cérebro. daqui

Monday, October 5, 2009

sessão de esclarecimento

os caminhos a percorrer são longos e dificeís.
poderia ser aqui ou numa outra qualquer aldeia do interior do país
algumas casas estão em ruínas
outras nem por isso
algumas não estão habitadas há anos


muitos partiram , em busca de melhores dias
outros ficaram , esperando a mudança

alguns regressam, reconstroem , instalam-se de novo



outros , estão apenas de passagem
mas ficam para assistir à Sessão de Esclarecimento para as Eleições Autárticas, que o Presidente da Câmara é primo da terra e esperam por ele na Sala da Junta de Freguesia. Vem atrazado , sim , que tem outros afazeres. Mas todos esperam . Mesmo a senhora Maria com 89 anos, a Professora da Escola que já passou os 90, o Primo Horácio que deve andar lá perto ou o Tio Jerónimo, com a perna a coxear. Nem mesmo os miúdos arredam pé, filhos da nova geração que se fixou por lá. É uma população envelhecida, mas sabe o que quer .
O Presidente da Junta tomou a palavra e delineou os projectos para os próximos quatro anos :
o Abastecimento da água
o Combate aos fogos
a resolução do problema da ETAR
o Centro de Dia
os acessos e a limpeza dos caminhos.
Foi incisivo , eloquente e conciso.
Já o Presidente da Câmara tinha obrigação de falar de casos concretos e não apenas divagar e generalisar. Mas bem , foi a abertura de Campanha e a hora ia adiantada , depois de um dia de trabalho. Todos aplaudiram.
Depois, já noite fechada, quem melhor pode acompanhou os mais idosos a suas casas,
para a ceia reconfortante do final do dia.