Sunday, March 30, 2008

Nunca é tarde demais




Florentino Ariza (Javier Bardem), poeta e telegrafista, encontra o grande amor da sua vida ao ver Fermina Daza (Giovanna Mezzogiono) na janela da casa do pai dela. Escrevendo cartas apaixonadas, aos poucos, Florentino conquista o coração de sua amada, mas o pai da moça fica furioso quando descobre o romance e jura afastá-los para sempre. Fermina, então, é obrigada a casar com o sofisticado aristocrata dr. Juvenal Urbino (Benjamin Bratt). Ele a leva embora para Paris por vários anos e, quando...Leia a sinopse na íntegra.


às vezes passo meses sem ir ao cinema mas este fim de semana foi em cheio : sábado à noite fui ver " O Amor nos Tempos do Cólera", baseado no livro de Garcia Marquez que já há muito tinha lido.

Domingo à tarde repeti a dose mas desta vez seguindo o conselho da marian e fui ver

Nunca é tarde demais

Friday, March 28, 2008

As primas de Leonor

Sábado - as primas combinam uma saída, querem ir prá noite ...
Vanessa tem 26 anos, trabalha em Lisboa , tem a sua casa, é Engenheira Quimica
Cátia anda pela mesma idade, viveu cinco anos sozinha em Faro, é Oceanógrafa e trabalha em Lisboa;
Sofia é a mais nova , estuda Engenharia de Materiais e por força das distancias passa a semana fora de casa

As cunhadas analisam o assunto, sentadas à lareira

A mãe de Vanessa é peremptória : não vais, estás com dores de garganta, está muito frio, ficas em casa

Pois, diz a mãe da Cátia , será melhor. Vão sair , depois fico em cuidado, há tanta coisa por aí, não venham tarde que há gelo na estrada e quem é que vem a conduzir, porque não
ficam em casa?Mãe de Sofia fica a olhar para elas espantada : deixa as miúdas irem sair, vão com os primos, são todos responsáveis, não se metem em copos nem maluqueiras; perigos há sempre , até de dia , se vamos a pensar assim nunca eu dormia nem vocês as duas enquanto elas estiveram fora de casa a estudar...
São perspectivas diferentes sobre o mesmo tema. As mães esquecem que as filhas são adultas, maiores e vacinadas
e querem continuar a impôr a sua autoridade. Nunca consegui funcionar assim com a minha filha. Gradualmente responsabilizei-a , preparei-a para ser independente e aprender a tomar decisões. Por vezes telefona-me a perguntar a quantidade de água que deita no arroz ou se pode lavar o blusão a 40º. Mas no dia em que teve um furo às duas da manhã, depois de estar a acabar um trabalho na Faculdade, não telefonou para os paizinhos - ligou para os colegas e eles foram ajudá-la a mudar o pneu!Vanessa teve de ficar em casa, mas as outras duas saíram prá noite, na Guarda e voltaram madrugada adentro, com três graus negativos, mas sãs e salvas !


Monday, March 24, 2008

a aldeia de Leonor

Leonor vive numa pequena aldeia, com os pais e o mano e muitos tios e primos. Por isso é sociável e depressa se habituou às conversas familiares e às brincadeiras ruidosas. Dorme profundamente durante horas a fio e depois abre a boquita para se deliciar com o belo leite da mamã. Já se vestiu a preceito, claro, com toilettes muito in, em tons que vão do rosa ao verde e ao laranja e abarcam todo o arco-íris. Só hoje tive o previlégio de a ver a abrir o olhito meio azul-meio acinzentado, com a indefinição própria de quem apenas tem 10 dias , 51cm e pouco mais de 3Kg. A aldeia de Leonor por vezes cobre-se de neve;
Muitas casas são de granito, algumas desabitadas, outras em reconstrução
Ainda se trabalha nos teares, como antigamente...

Os sinos tocam para saudar a manhã e dizer que o dia terminou, para anunciar a hora da Missa ou tocar a rebate em caso de acidente grave
Lenor tem um mano que já cresceu muito depois desta foto
mais informações sobre a aldeia de Leonor podem ser vistas AQUI



Friday, March 14, 2008

Leonor chegou!!!


vem fermosa e não segura

Leonor pela verdura....


chega num dia lindo de Primavera

esta menina aguardada com expectativa pelos pais

e pelo mano Miguel

que lhe escolheu o nome


Nasceu às duas da tarde , não lhe sei o peso nem o tamanho

mas sei que correu tudo bem e até já falei com a Mamã.


Conhecerei Leonor no Domingo

-dizem que ainda é mais bonita que o mano.

Nem sempre acho muita graça a recém-nascidos

mas esta menina será especial,

apesar de também ser uma sobrinha -neta por afinidade.
(é assim que a imagino, tal como está na foto!)

Thursday, March 13, 2008

Familias Mono-parentais







Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) estas são as famílias em maior risco de pobreza e sem emprego fixo. No topo dos agregados familiares em risco de pobreza estão as famílias compostas por um adulto e crianças dependentes (41%). Em segundo lugar, os idosos a viver sós (40%) e em terceiro, as famílias compostas por dois adultos com três ou mais crianças dependentes (38%). Em relação ao emprego, a percentagem de agregados sem emprego com crianças dependentes subiu de 56% em 2004 para 73% em 2006. Ao contrário, a percentagem destes agregados com emprego permanente desceu de 10% para 8%. São os números do Instituto Nacional de Estatística. Entre os objectivos que propomos, enumeramos os prioritários:




assine também a petição online

Wednesday, March 12, 2008

Fadas e unicórnios


- Mãe, existem mesmo unicórnios?

- Claro!

- A sério? Onde?

- No mundo dos sonhos. Vivem com as fadas e outros seres mágicos.

- Mas esse mundo é onde? É em Portugal?

- Também.

- Ai, acho que estás a enganar-me.

- Não estou nada! O mundo mágico dos sonhos é em toda a parte.

- Posso ir lá?

- Sempre. O mundo dos sonhos só vai desaparecer se deixares de sonhar. Vou contar-te um segredo para estares prevenida: quem diz que não existem unicórnios e fadas diz isso porque deixou de sonhar. Só por isso!
(texto roubado à soukha)

Monday, March 10, 2008

A menina de sua mãe



Lembra-se daquela manhã de quinta-feira , como se fosse hoje. Levantaram-se cedo para ir à consulta , em Lisboa. Na véspera preparara a mala com o indispensável, para o que desse e viesse. Estava cansada da gravidez , da barriga grande a evitar~lhe certos movimentos, da dificulfdade em ver os próprios pés ou de enfiar os collants... Além do mais , o marido tinha os dias de férias contados, viera de tão longe expressamente para estar com ela na altura do nascimento e a miúda não se despachava... Andava nervosa por tudo isso enquanto se mentalizava para que não acontecesse uma cesariana, que seria o caos para ela , sem ninguém para a ajudar.
Naquela quinta-feira de sol bem radioso, foi atendida na consulta. Fez os exames de rotina e no final a médica disse-lhe: Está tudo bem, vá comer qualquer coisa leve que vai entrar para a sala de partos ...
Era tudo o que ela queria ouvir. Foram os dois almoçar, falaram de trivialidades e das rotinas que havia em casa para fazer, dos cães e das pessoas a quem dar a noticía. Já estava há muito decidido pelos dois que ela entraria sozinha na Maternidade, sem assistência, de comum acordo e que ele iria para casa. Ela queria assim; ele preferia que assim fosse.

Preparou-se como lhe haviam dito, deitou-se no quarto indicado e aguardou, desejando aquele momento único , que decerto não se repetiria mais, mentalizando-se para que o parto fosse normal. A tarde foi-se escoando sem que desse conta das horas; de vez em quando a médica vinha saber como estava. Pela porta entreaberta ouvia o bulicio nos corredores, o chinfrim que uma das mulheres fez quando mordeu a enfermeira, dizendo que se atirava da maca abaixo, apesar de já ir no 3º filho...
De repente, tão de repente que não o pôde evitar, um urro saiu-lhe da garganta. Acorreram logo médicos e enfermeiras, levaram-lhe a cama para a sala de partos e transferiram-na cuidadosamente para a marquesa própria sem que percebesse o que estava a acontecer.
Faça força, faça força - dizia a Dra Leonilde , para logo a seguir colocar a sua menina em cima da barriga. Olhavas tudo à tua volta, com olhos de ver o mundo , lembro-me como se fosse hoje e eras linda . Nasceu às 23.05h -disse a enfermeira quando te pôs a pulseira no braço e levou-te para a pediatria. Sentia-me atordoada mas feliz.
Enquanto me levava para o quarto, o maqueiro perguntou-me se queria uma chávena de leite, que àquela hora a cozinha já tinha fechado. Bebi o leite morno e pedi~lhe um favor , já que não havia telemóveis nem eu tinha dinheiro comigo: ligue para este número e diga que correu tudo bem, que amanhã lhe pago. Foi assim que o Pai soube que já tinhas nascido.
Mal dormi em toda a noite, de manhã cedo mandaram-me levantar para ir tomar duche e no regresso já estava o teu bercinho ao pé de mim. Dormias tranquilamente. Fiquei a contemplar-te sem saber como lidar contigo, sem saber como nos iríamos entender, temendo que algo falhasse.
Pouco depois chegou o teu Pai, carregado de flores e com um sorriso nos olhos que nunca antes lhe vira.
Foi há vinte anos . Mas lembro-me como se fosse hoje.

Saturday, March 8, 2008

Dia da Mulher - A Retrosaria

Era sexta-feira e o dia fora longo para Helena. Sentia-se doente e cansada e com vontade de se estender no sofá, bem aconchegada.O marido ajudou-a a fazer o jantar e à noite trouxe-lhe leite quente e um medicamento para tomar mas um frio febril entranhava-se-lhe nos ossos e não dormiu bem.
Na manhã seguinte, quando se levantou tinha um ramo de rosas vermelhas à sua espera , que afinal sempre era Dia da Mulher e um mimozinho não fica mal a ninguém ...
Decidiu ir ao médico. Na recepção estava uma mulher e lá dentro no gabinete foi atendida por uma médica, talvez angolana, com aspecto evoluido e extremamente agradável, que lhe receitou coisas totalmente diferentes do habitual mas que logo se revelaram muito eficazes. Ficou bem impressionada.
Ali mesmo ao lado, há uma retrosaria - loja da sua perdição, onde gosta de ir comprar fitinhas , linhas e trapinhos para os seus bordados. A dona estava ao fundo da loja a falar com uma outra mulher : ... pois, ele caíu , só me disse que sentiu uma tontura e não se conseguiu levantar mais, fui chamar alguém para ajudar, liguei para o 112 mas quando chegaram nada havia a fazer - já tinha morrido. Foram sessenta anos juntos, com seis anos de namoro, que nunca conheci outro homem e ele agora não vem. Fico à espera que ele chegue, mas ele não vem mais ...
Era Dia da Mulher e ela chorava o seu homem , a saudade que sentia das vidas partilhadas desde sempre, o filho deficiente que não compreendia a falta do pai , as flores que ninguém mais lhe daria .
Entraram outras mulheres, clientes antigas duma loja que mantém as portas abertas , fornecida de todos estes materiais que já é dificil encontrar noutros locais, onde nos sabem aconselhar e dar sugestões para certos trabalhos. Mas hoje Helena ficou sem palavras, perante tamanha dôr, uma partida assim tão brusca, sem uma explicação, sem um adeus, sem tempo sequer para um gesto de ternura

Friday, March 7, 2008

Semana da Mulher 7 - Sagrado feminino


"As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente a sua natureza receptiva. As mulheres precisam aprender a amar, compreender, e, desta forma, curar umas às outras. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que lhe seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade".
Jamie Sams
Sagrado Feminino é um termo que está relacionado à força misteriosa geradora de vida que está no Universo e dentro de cada um de nós. Desde os primórdios esta força foi honrada nas mais diversas formas
As mulheres desde o início dos tempos eram xamãs, bruxas e curandeiras. O caminho do feminino, desde seus primórdios, mostra evidências de que as mulheres realizavam rituais e cerimônias em um grupo coeso e vinculado biológicamente pelos ciclos naturais e mistérios do sangue e do Sagrado Feminino.
Sagrado Feminino é um termo que está relacionado à força misteriosa geradora de vida que está no Universo e dentro de cada um de nós. Desde os primórdios esta força foi honrada nas mais diversas formas.

Thursday, March 6, 2008

Semana da Mulher 6 - Mulher afegã



Algumas das principais regras que a mulher afegã tem de obedecer durante o regime da milícia islâmica talibã:
1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um “nmahram” (pai, irmão ou marido).
3. É proibido falar com vendedores homens.
4. É proibido ser tratada por médicos homens, mesmo que em risco de vida.
5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
6. É obrigatório o uso do véu completo (“burca”) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã.
8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com os calcanhares cobertos.
9. É permitido atirar pedras publicamente a mulheres que tenham tido sexo fora do casamento, ou que sejam suspeitas de tal.
10. É proibido qualquer tipo de maquilhagem (foram cortados os dedos a muitas mulheres por pintarem as unhas).
11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.
12. É proibido à mulher rir alto (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher).
13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.
14. A mulher não pode usar táxi sem a companhia de um “mahram”.
15. É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
16. É proibido às mulheres qualquer tipo de desporto ou mesmo entrar em clubes e locais desportivos.
17. É proibido andar de bicicleta ou motocicleta, mesmo com seus “maharams”.
18. É proibido o uso de roupas que sejam coloridas, ou seja, “que tenham cores sexualmente atraentes”.
19. . Os transportes públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar no mesmo.
20. É proibida a participação de mulheres em festividades.
21. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.
22. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos.
23. . As mulheres não se podem deixar fotografar ou filmar.
24. Todos os lugares com a palavra “mulher” devem ser mudados, por exemplo : O Jardim da Mulher deve passar a chamar Jardim da Primavera.
25. Fotografias de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas.
26. As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas das suas casas.
27. O testemunho de uma mulher vale metade do testemunho masculino.
28. Todas as janelas devem ser pintadas de modo a que as mulheres não sejam vistas dentro de casa por quem estiver fora.
29. É proibido às mulheres cantar.
30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.
31. Os alfaiates são proibidos de costurar roupas para mulheres.
32. É completamente proibido assistir a filmes, televisão, ou vídeo.
33. As mulheres são proibidas de usar as casas-de-banho públicas (a maioria não as tem em casa).
Fonte: Revista Notícias Magazine, 21 de Outubro de 2001. aqui



Wednesday, March 5, 2008

Semana da Mulher 5 - Monja Zen



Monja Coen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em Pacaembu.
Iniciou seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles - ZCLA. Foi ordenada monja em 1983, mesmo ano em que foi para o Japão aonde permaneceu por 12 anos sendo oito dos primeiros anos no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.
Participou de vários cursos e programas de formação para monges tendo se graduado no mestrado da tradição Soto Shu.
Retornou ao Brasil em 1995, e liderou as atividades no Templo Busshinji, bairro da Liberdade, em São Paulo, e sede da tradição Soto Shu para a América do Sul durante seis anos. Foi, em 1997, a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, por um ano.


Participa de encontros educacionais, inter religiosos e promove a Caminhada Zen, em parques públicos, com o objetivo de divulgação do princípio da não violência e a criação de culturas de paz, justiça, cura da Terra e de todos os seres vivos.

Inspira-se na frase de Mahatma Gandhi:
Temos que ser a transformação que queremos no mundo.

Tuesday, March 4, 2008

Semana da Mulher 4 - marian e rosa

"Los derechos humanos de la mujer y de la niña son parte inalienable, integrante e indivisible de los derechos humanos universales. La plena participación, en condiciones de igualdad, de la mujer en la vida política, civil, económica, social y cultural en los planos nacional, regional e internacional y la erradicación de todas las formas de discriminación basadas en el sexo son objetivos prioritarios de la comunidad internacional".


Declaración y Programa de Acción de Viena, parte I, párrafo 18


*
No ambito da comemoraçao do Dia Internacional da Mulher retirei este texto da
Para Rosa Leonor Pedro que vai ter

(reunioes periodicas orientadas por Rosa Leonor Pedro com o objectivo de apresentar livros e trabalhos de mulheres que contribuem para a evoluçao da consciencia da mulher)

Monday, March 3, 2008

Semana da Mulher 3 - Marie Curie



Marie Curie nasceu em Varsóvia, capital da Polônia, com o nome de Maria Sklodowska. Seu pai era físico e a mãe, que cedo morreria, era diretora de um colégio.
Em 1891, mudou-se para França, onde dois de seus irmãos já se encontravam . Para (sobre)viver, trabalhou como preceptora, só indo inscrever-se na Faculdade de Ciências da Sorbonne, em Paris, no mês de julho de 1896, aos 28 anos, ficando em 1° lugar nos exames. Lá obteve os graus de bacharel em Física e Matemática. Viveu com poucos recursos, chegando, certa vez, a desmaiar de fome durante a aula.
Quatro anos depois, casou-se com o químico Pierre Curie (optaram por realizar apenas a cerimônia civil e dispensaram também as alianças e o vestido de noiva. Em vez disso, preferiram adquirir duas bicicletas para passear).

O trabalho do casal Curie foi sendo gradualmente reconhecido, e já em 1900 eles eram considerados como os mais importantes pesquisadores nessa área. Em 1903, enfim, Maria Curie defendeu a sua tese de doutoramento em física na Sorbonne, e foi aprovada com distinção e louvor. Em dezembro do mesmo ano, o casal Curie recebeu o reconhecimento internacional pelo seu trabalho, ganhando o prêmio Nobel de física, pela descoberta do polônio e do rádio .

O prémio Nobel da Química foi-lhe atribuído em 1911, no mesmo ano em que a Academia de Ciências de Paris a rejeitou para sócia, após uma votação ganha por Edouard Branly, tendo perdido a admissão apenas por um voto.
Foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em áreas cientificas. Em 1906, sucedeu ao seu marido na cadeira de Física Geral, na Sorbonne, sendo a primeira mulher a lecionar nessa Universidade.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente. O motivo da viagem era arrecadar fundos para a pesquisa. Nos seus últimos anos foi assediada por muitos físicos e produtores de cosméticos, que usavam material radioativo sem precauções.
Foi ainda a fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, onde se formaram cientistas de importância reconhecida. Em 1922 tornou-se membro associado livre da Academia de Medicina.

No final da vida, dedicou-se a supervisionar o Instituto do Rádio, organização para estudos e trabalhos com radioatividade, sediado em Paris. Faleceu em 1934 com leucemia, adquirida pela excessiva exposição à radioatividade.


“ Se as conquistas úteis à humanidade vos comovem; se ficais pasmados diante da telegrafia elétrica, da fotografia, da anestesia, e de tantas outras descobertas; se estais orgulhosos e conscientes da parte que cabe ao vosso país na conquista dessas maravilhas, tomai interesse, eu vos conjuro, por esses recintos sagrados que chamamos de laboratórios. Façais o possível para que eles se multipliquem. Eles representam os templos do futuro, da riqueza e do bem-estar social. É por intermédio deles que a humanidade melhora e cresce. É neles que o homem aprende a ler os segredos da natureza e da harmonia universal, enquanto as obras do homem são quase sempre obras de barbárie, de fanatismo e de destruição...”
(Madame Curie, em seu discurso quando da inauguração do Instituto
de Radium, em Paris, julho de 1914, início da 1ª Guerra Mundial).

Saturday, March 1, 2008

Semana da Mulher - Madre Teresa



A vida é uma oportunidade, aproveite-a...


A vida é beleza, admire-a...


A vida é felicidade, deguste-a...


A vida é um sonho, torne-o realidade...


A vida é um desafio, enfrente-o...


A vida é um dever, cumpra-o...


A vida é um jogo, jogue-o...


A vida é preciosa, cuide dela...


A vida é uma riqueza, conserve-a...


A vida é amor, goze-o...


A vida é um mistério, descubra-o...


A vida é promessa, cumpra-a...


A vida é tristeza, supere-a...


A vida é um hino, cante-o...


A vida é uma luta, aceite-a...


A vida é aventura, arrisque-a...


A vida é alegria, mereça-a...


A vida é vida, defenda-a..."






Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.


Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.




É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.




Madre Teresa de Calcutá - Prémio Nobel da Paz em 1979 . Faleceu em5 de setembro de 1997 vítima de uma paragem cardíaca. Nasceu em 26 de Agosto de 1910, na Macedonia.

Semana da Mulher - Simone de Beauvoir




Quando passam cem anos sobre o nascimento de Simone de Beauvoir (1908-1986) - emblemática figura do feminismo, da literatura e do pensamento franceses -, fala-se mais da companheira de Sartre e da singular "relação aberta" deste casal lendário do que da intelectual; da sua sexualidade do que do relevante legado romanesco, memorialístico, filosófico e ensaístico.
Tendo atravessado quase toda a história do século XX, Simone de Beauvoir escolheu um destino, movida pela necessidade de fazer "triunfar a liberdade sobre a necessidade".
O Segundo Sexo (1949), escrito na perspectiva da moral existencialista, valeu-lhe, todavia, a condenação da maior parte dos intelectuais conservadores franceses, homens e mulheres - católicos, protestantes, comunistas. Ingrid Galster recorda-o, em Le Deuxième Sexe de Simone de Beauvoir, lembrando que os ataques visavam também Sartre, autor "perigoso" desde Le Mur. Vendo uma mulher, à beira de entrar na década de 50, referir-se à "sensibilidade vaginal", ao "espasmo clitoridiano" e ao "orgasmo masculino", não só Camus ficou em fúria, como muitos outros homens. O católico François Mauriac escreveria, então, numa carta a Roger Stéphane, esta frase repugnante: "Aprendi muitas coisas sobre a vagina e o clítoris da sua patroa."
Estavam, em causa, na época, temas tão polémicos como a liberdade da mulher, a maternidade, a educação, o parto sem dor, o aborto, o adultério, a frigidez, o divórcio, a prostituição, respondendo O Segundo Sexo às inquietudes do momento com o célebre aforismo: "Não nascemos mulheres, tornamo-nos mulheres." A pensadora de Pour une Morale de l'Ambiguïté (1947) não só é a primeira a elaborar uma crítica sistemática de Freud no âmbito da teoria feminista, como a defender que a feminilidade tem origem em estruturas sociais, antecipando, em mais de 20 anos, aquilo que viria a ser uma das questões centrais do feminismo da segunda vaga: igualdade/diferença.

No estilo rigoroso, por vezes impiedoso, que adopta no romance, Simone de Beauvoir escreve sobre mulheres de espírito delirante, convidando-nos, segundo Kristeva, a "singularizar a política e a politizar o singular"
É impossível não a ver como a impulsionadora de uma mutação antropológica que esteve à frente do seu tempo ao encarnar uma filosofia política da liberdade interior. daqui
publicação conjunta de wicky