Tuesday, July 31, 2007

em busca da maior árvore



No âmbito do projecto “Bosques de Riba-Côa”, que inclui o inventário e a valorização dos maciços de vegetação arbórea, estamos a organizar um concurso denominado “Em busca da maior árvore”, que se destina aos jovens da região no sentido de serem conhecidas as árvores monumentais do distrito da Guarda.
Esperamos contar com a participação de largas dezenas de concorrentes e pretendemos sobretudo contribuir para valorizar a imagem destes seres vivos notáveis que são as árvores antigas, perante a população local.
Neste site poderás fazer o download da ficha de inscrição bem como das suas instruções.Depois de preencheres totalmente a ficha de inscrição, envia-a juntamente com a fotografia da árvore para: Associação Transumância e NaturezaAvenida 25 de Abril, 1196440 -111 Figueira de Castelo Rodrigo
A Associação Transumância e Natureza decidiu prolongar o prazo do concurso em busca da maior árvore de modo a incluir o Verão e as “férias grandes” de forma a garantir uma maior participação dos jovens neste evento.

REGULAMENTO CALCULAR ALTURA E PERÍMETRO FICHA DE INSCRIÇÃO
TABELA DE ÁRVORES APOIOS BIBLIOGRAFIA
FICHAS DE ÁRVORES

aqui

Saturday, July 28, 2007

hijab

Liguei o televisor e apareceu-me um programa sobre a Europa, a ilha de Chipre com apresentação da jornalista Márcia Rodriguez, elegantemente vestida de um tom vermelho escuro, quase bordeaux, lábios e olhos pintados, unhas a condizer com o tom do vestido. No seguimento do mesmo programa, Márcia entrevista o embaixador do Irão em Lisboa, provavelmente nas instalações da própria embaixada. A jornalista surge nos écrans vestida de preto – calça e casaco bem comprido, sapato fechado, véu /lenço/tchador preto na cabeça e mais ainda : luvas pretos de cabedal, que manteve calçadas durante todo o período da conversa. O rosto sem qualquer traço de baton ou pintura nos olhos, o cabelo habilmente escondido por debaixo do véu negro…
Não consegui ouvir nem mais uma palavra . Fiquei estupefacta , contemplando aquela imagem, em Lisboa, no século XXI…

A mulher iraniana não ri
Na rua, as iranianas não podem sorrir - um aspecto da cultura de flagelação e martírio defendida pelo Islão - e o "hijab" mais colorido começa agora a ser o único sinal de alívio da pressão imposta sobre as mulheres no que respeita à forma de vestir. As cabeças das universitárias podem ser agora cobertas de forma mais colorida. Ainda assim, os tons permitidos são o verde escuro e o castanho chocolate, graças à atitude reformista do Presidente Khatami.
A mulher no Islão é vista como a encarnação do vício e da sedução sexual, vendo controlada a sua vida social e a forma como se apresenta em público. Durante anos, não foi permitido o uso de maquilhagem (agora as faces começam a aparecer ligeiramente mais coloridas) ou de qualquer objecto de enfeite, como bijutaria. A violação de qualquer destas normas é punível com penas de prisão que vão dos três meses a um ano de duração, multas ou ainda 74 chicotadas por uso indevido de vestuário. Outra das consequências para as mulheres que insistem em utilizar o "hijab" de forma imprópria é serem enviadas, depois de detidas, para um centro educativo que combate a "corrupção social", segundo a investigadora Donna Hughes. aqui

Thursday, July 26, 2007

Urucum ou açafroa



O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.
Os índios Iauanauá vivem em três aldeias no Oeste acreano, uma das regiões mais recônditas da Floresta Amazônica. De Tarauacá, o povoado mais próximo, até a reserva indígena, são dez dias de barco. Mesmo no isolamento de matas e rios, eles estão conectados ao comércio mundial. Desde 1995, os iauanauá são fornecedores exclusivos de urucum para a Aveda, empresa de cosméticos naturais dos Estados Unidos, comprada recentemente pela francesa Estée Lauder.
O urucum Iauanauá é usado na fabricação de um batom especial, vendido na Europa e nos Estados Unidos como produto genuinamente natural e de alta qualidade. O pó do urucum está sendo testado ainda num tipo específico de condicionador de cabelo.
Nomes Populares: Urucum, Colorau, Urucu e Açafroa.
Nome Científico: Bixa orellana L. / Família das Bixáceas
Utilização e Origem: Utilizada pelos índios brasileiros para proteger a pele dos raios solares e como repelente de insetos, o urucum tem sua origem na América Tropical.
Partes usadas: Sementes e folhas. Para obter o pó das sementes, esmague-as num pilão de madeira.
Uso Medicinal: O chá das sementes tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante. A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos.O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como antiinflamatório para contusões e feridas. As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito. O urucum também é utilizado para afecções do coração. A tintura do urucum é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca). Decocto laxante: 3 gs em 300 ml de água por 10 minutos. Tome uma xícara após as refeições.Infusão de Urucum: 10 a 15 gs de sementes em 1 litro de água fervente, em infusão por 15 minutos.
Uso na Cosmética: Índios americanos usavam o urucum como protetor solar, repelente e para fins estéticos (tinta vermelha)Óleo de urucum para beleza e proteção da pele : 50 gs de sementes de urucum / 250 gs de óleo de amêndoas ou algodão ou soja. Deixar a mistura em banho-maria por 2 horas.Utilização:
Uso caseiro: Como repelente, apesar de manchar roupas e tingir a pele é eficaz. Dilua 1 col de chá de pó em 100 ml de óleo puro ou glicerina. Espalhe pelo corpo.
Uso culinário: Usado como corante alimentício, tem também propriedades conservantes ( o popular colorau). O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos. As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.
Uso mágico: A tintura corporal vermelha acompanhava os índios nos momentos de guerra ou de forte vibração (por ocasião das comemorações coletivas). mais....



Wednesday, July 25, 2007

Delicias turcas ....e outras



Fora do célebre banho turco e das intrigas , que ocupavam grande parte da vida destas mulheres, a comida era a actividade mais importante no harém. Foi assim que começou a tradição culinária que distingue a Turquia. ... para alimentar aquela multidão de mulheres, crianças e eunucos havia vinte cozinhas e cento e cinquenta cozinheiros encarregados de produzirem uma cadeia ininterrupta de pratos de carne e vegetais que circulavam em bandejas de prata e bronze, café turco, doces e bolos de todos os tipos. A beringela era considerada o melhor afrodisiaco - era servido ao Sultão todos os dias - e ainda hoje na Turquia as boas esposas se vangloriam de dominar pelo menos cinquenta receitas desse vegetal.
Estavam sempre a passar de mão em mão os pratinhos de doces delicados feitos com pasta de açucar, sêmola, mel, água de rosas e nozes que hoje são conhecidos em todo o mundo pelo nome de Delicias Turcas.
in Afrodite - de Isabel Allende

Se procura um jantar diferente, em take-away ou em local à sua escolha, veja aqui e aqui (passe a publicidade, que fiquei deliciada com o requinte e exotismo da selecção) :

- Sushi vegetariano
- Caril de seitan com beringelas servido com arroz basmati
- Moqueca de tofu com leite de coco e manga servido com arroz basmati
- Lasanha de requeijão e agrião
- Empadão de seitan e arroz com massa quebrada
- Feijoada à brasileira servida com arroz de coco e couve
- Legumes salteados à tailandesa

Tudo isto acompanhado com danças orientais e música ao vivo!!
Quem disse que eu estava de férias ?...

Tuesday, July 24, 2007

Maçãs

A MEG deixou-me um desafio : indicar a linha 5 da página 161 do livro que estou a ler ou que tenha sido importante para mim. Neste tempo de férias , ele ai vai

Os licores de maçã, como o calvados e a cidra, são estimulantes e acredita-se que rejuvenescem.
Isabel Allende - Afrodite
Para prosseguir , nomeio :
mariasão pedro

Monday, July 23, 2007

Despertar


...Com o tempo, percebi que os meus interesses se distanciavam da maioria das pessoas. Meus colegas universitários, agora amigos, buscavam sucesso, dinheiro, carro, casas, notoriedade e eu buscava uma vida melhor no planeta. Constantemente, via-me triste pelo comportamento leviano dos seres humanos diante da natureza. Ficava angustiada vendo desmatamentos, maldades com animais (rinhas, corrida de cavalos, circos com os animais selvagens, rodeios etc.). Quando lia sobre pedofilia, agressões familiares aos filhos, falta de amor pelo planeta Terra, etc. ficava desanimada. Já tinha que lidar com as minhas próprias limitações, erros e desafios e ainda carregar essa descrença com a consciência humana. Mas o que sempre me intrigou foi a dificuldade de encontrar meus pares. Tantos amigos, colegas (escola e trabalho) e principalmente amores, estavam distantes das minhas inquietações. Parecia que eu falava grego. Lembro-me de um constrangimento que acabei promovendo quando, durante uma festa infantil numa escola, interrompi a cantoria do “atirei o pau no gato” e fiz um discurso para evitar que aquelas crianças jamais desrespeitassem os felinos. Logo os meus amados felinos que já sofreram todo o tipo de preconceito, desde o fato de serem “pretos” até rejeitados por Deus por serem “traiçoeiros”. Não esquecendo também de “serem transmissores da asma”. Na época da ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, levava a fama de “ecochata”. Paciência, um dia alguém vai me ouvir...E hoje, lendo algumas mensagens do Arcanjo Miguel e relembrando as orientações dos meus amigos multidimensionais, pude entender e sossegar o meu coração. Tinha que ser assim. Eu faço parte dos chamados guerreiros da ”primeira onda”. Os que levaram os maiores caldos e cachotes nessa arrebentação. Sinto um pouco de cansaço, confesso. Não tive nenhum real acompanhante nessa jornada. Os que tive tentaram me sabotar. Ossos do ofício. Mas com as mensagens constantes que teremos que nos aproximar de nossas almas afins, para que possamos nos fortalecer, penso que finalmente começarei a descansar mais. Não é muito fácil insistir em defender algo que a maioria não se importa. Mas muita coisa tem mudado. Acho que, ultimamente, os moradores do planeta Terra acordaram por medo. Não acredito no despertar de todos em relação ao amor pelo planeta. A maioria está com pavor de viver precariamente ou de haver escassez de comida e água. Pensam na sua sobrevivência e de seus confortos.Não sou pessimista quanto ao futuro do planeta, pois sempre disse que ele sobreviveria aos ataques covardes dos predadores humanos. Sinto apenas que precisou chegar onde chegamos para que possamos nos unir. Não se iludam, as 400 mil pessoas que lotaram a praia de Copacabana, no dia 07 de julho, por ocasião do LIVE EARTH deixaram um saldo, ao final do show, apesar das sacolas de plástico biodegradável distribuídas pelos voluntários, de pontas de cigarro e copos de plástico. Só não havia mais latinhas de cerveja e refrigerante pelo chão porque era grande a quantidade de catadores de alumínio. Despertar não é fazer oba-oba, mas comportar-se verdadeiramente como um morador responsável pelo bem-estar dessa casa linda chamada Terra!
por Vera Ghimel -
Foto de Rita Holbeche Beirão - Baleal c/ as Berlengas ao fundo

Wednesday, July 18, 2007

Homenagem a Lucy, abatida a tiro

...os animais têm o seu periodo de vida e Karma exactamente como os humanos e quando chega a hora de morrer, a morte vem.

Se o Gato (cão/cadela) não se perdeu e morreu daquela maneira, alguma outra coisa teria acontecido, se fosse sua hora.
Os animais de estimação também são conhecidos por se entregarem como sacrificios para proteger seus donos da morte e de ferimentos. Isso não encoraja a negligência , mas concorre para minorar a culpa e a dor.
Cura Natural para Cães e Gatos - Diane Stein
Em memória de Lucy e de todos os animais sacrificados , maltratados , abandonados
saiba mais em
"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridiculo - Émile Zola"

Tuesday, July 17, 2007

Amor incondicional



O movimento mundial de meditação terá seu ápice dia 17 de julho - terça feira, durante uma hora, com início às 08:11h no Brasil (11:11h em Greenwich - meridiano central do Planeta).

Todos podem participar, mesmo que não tenham experiência com meditação...Basta fazer sintonia com o Amor Incondicional, com a Mãe natureza, com o Universo, com Deus.Agradecer pela vida, enviar mentalmente pensamentos de unidade, de felicidade, de alegria... V. pode cantar e dançar... visualizar imagens de pessoas se abraçando, dançando, dando-se as mãos, formando um grande círculo em volta do Planeta. O importante é querer participar. Ter a intenção de juntar sua Alma com as de um enorme grupo espalhado nos quatro cantos do Globo buscando a transformação, a Luz, a geração de um imenso disparo de energia positiva durante uma hora e cujos efeitos serão experimentados em nós e à nossa volta!Esperamos, a partir desta primeira ação e com a ajuda de seus comentários, narrando sua experiência neste blog, poder repetir este “encontro de Almas” em bases mensais!

in SOMOS TODOS UM******

Bençao à Terra Com Amor-Bondade*

Que o Coração de Deus Faça com que toda a Terra seja abençoada

Com amor-bondade.Faça com que toda a Terra seja abençoada com grande alegria, felicidade e paz divina.Faça com que toda a Terra seja abençoada com compreensão, harmonia, boa-vontade e desejo do bem.

Assim seja! Que o Coração de Deus Faça com que os corações de todos os seres sencientes sejam preenchidos com amor e bondade divinas. Faça com que os corações de todos os seres sencientes sejam preenchidos com compreensão, harmonia, boa-vontade e desejo-de-bem Com gratidão, assim seja! ***Choa Kok Sui do Livro - Antiga ciência e arte da Cura Prânica...

(indicação da Hanah)

Monday, July 16, 2007

divirtam-se

GGood
RRadiant
EEarthy
EExplosive
NNutty
TTechnological
EEnchanting
AAltruistic

Name / Username:


Name Acronym Generator
From Go-Quiz.com

em vias de extinção...

O elenco florístico da faixa costeira é muito variado e reúne grande diversidade de habitats. São consideradas áreas de valor máximo do ponto de vista da conservação aquelas onde se encontra a Omphalodes kuzinskyanae (miosótis-das-praias): Foz do Falcão, Praia da Samarra, Praia da Adraga, Espinhaço, Praia do Abano e Guia.
No Cabo da Roca ocorrerem alguns dos maiores núcleos de Armeria pseudarmeria, de Dianthus cintranus cintranus e de Coyncia cintrana sendo por isso considerada área de elevado interesse de conservação.

As zonas do litoral no Cabo Raso e a Norte do Magoito apresentam também a mesma classificação por aí se verificarem alguns núcleos de Herniaria maritima, Limonium dodartii lusitanicum e uma grande área de ocorrência de Verbascum litigiosum.
No litoral salientam-se cinco plantas endémicas ameaçadas que requerem uma atenção especial do ponto de vista da conservação da natureza: o cravo de Sintra (Dianthus cintranus subsp. cintranus), o cravo-romano (Armeria pseudarmeria), a cravinha (Silene longicilia), a cocleária-menor (Ionopsidium acaule) e o lírio-amarelo--dos-montes (Iris lusitanica).

Thursday, July 12, 2007

cinco livros + um






Estes são os livros que ao longo da minha vida mais me marcaram.
À lista dos 5 indicaria um outro de contéudo absolutamente distinto mas que para mim foi muito importante e que uso no dia -a - dia para tratar os meus animais. A bola foi-me passada pela http://guacharela.blogspot.com/

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer
Cem Anos de Solidão - G. Garcia Marquez
No Reino do Dragão de Ouro - Isabel Allende
A m/ Concepção do Mundo - Bertrand Russell
Paroles - Jacques Prévert

e ainda

A Cura Natural de Cães e Gatos - Dianne Stein


para dar continuidade a esta ideia passo a designar :

Wednesday, July 11, 2007

Para uma grávida com sorrisos...


A energia reprodutora feminina sabe o "porquê" e o "como" de todas as coisas. É profundamente poderosa, mas extremamente calma; movimenta-se nas dimensões mais profundas da vida da energia de pensamento. Esta meditação é especialmente útil para todas as doenças femininas que têm a ver com a reprodução, para desenvolver a consciencia da feminibilidade e da espiritualidade e para despertar a mulher de sabedoria dentro de cada mulher, libertando-a de todos os pensamentos e crenças negativos.


Feche os olhos, respire normalmente e deixe que a sua mente preencha o seu ventre. Permaneça aí calmamente. À medida que este processo fôr seguindo, uma suave luz rosa começa a brilhar a partir do interior do seu ventre e flui através do seu corpo e da sua mente, percorrendo depois o caminho inverso em direcção ao seu ventre.
É tudo o precisa fazer.
Chistopher Hansard


Embora este exercio seja dedicado a uma grávida muito especial, qualquer mulher o pode fazer , mesmo que tenha sido operada e lhe tenham sido retirados os ovários ou o útero, esses orgãos continuam presentes como energia de pensamento. Faça este exercicio com a frequencia com que desejar.

Outras informações sobre a Condição Feminina no séc XXI, veja aqui

Tuesday, July 10, 2007

Praia da Aguda

A praia pequena, formando uma bahia pequenissima, excluida do mundo por dois promontorios em miniatura era, naquellas férias de trez dias, o meu retiro de mim mesmo. Descia-se para a praia por uma escada tosca, que começava, em cima, em escada de madeeira, e a meio se tornava em recorte de degraus de rocha , com corrimão de ferro ferrugento. E, sempre que eu descia a escada velha, e sobretudo da pedra aos pés para baixo, sahia da minha própria existencia, encontrando-me.

Então, na praia rumorosa, só das ondas próprias ou do vento que passava alto, entregava-me a uma nova especie de sonhos - coisas informes e suaves, maravilhas de impressão profunda, sem imagens, sem emoções, limpas como o céu e as águas... tremulamente de um azul obliquo ao longe, esverdeando na chegada com transparencias de outros tons verde-sujos...congregando em si todas as ressacas, os regressos à liberdade da origem, as saudades divinas, as memorias...
Bernardo Soares - O Livro do Desassossego (1931?)
Podia ser na Praia da Aguda, entre Magoito e as Azenhas do Mar, embora poucos se aventurem a descer por aquela escada tosca, de chão lamacento onde brotam as nascentes e onde é possível encontrar avencas, que crescem espontaneamente.
Tal como os sonhos !

Sunday, July 8, 2007

Biodiesel em Sintra



O óleo que utilizamos em casa para fritar os nossos alimentos é utilizado como combustível na totalidade das frotas da Câmara de Sintra, da empresa de higiene pública e dos SMAS, que já podem abastecer no primeiro posto de biodiesel de Portugal. A ideia é simples: transformar o óleo que rejeitamos na nossa cozinha em combustível amigo do ambiente. Desde logo três vantagens: o óleo é reciclado e reutilizado, evita-se poluição e problemas no saneamento e, finalmente, poupa-se dinheiro.
Saliente-se que desde 2003 que a Câmara Municipal de Sintra tem vindo a recolher óleo alimentar usado (OAU) nas escolas, nas cantinas, nos restaurantes e nas juntas de freguesia para a produção de biodiesel que, agora, abastece o posto.
Passados 15 dias foram instalados dezenas de “óleões” nas 20 freguesias de Sintra, onde os sintrenses podem e devem depositar o óleo alimentar usado e rejeitado.
A instalação deste posto de abastecimento insere-se no âmbito de um projecto, desenvolvido pela HPEM com a colaboração da AMES (Agência Municipal de Energia de Sintra), que visa promover a recolha de óleos alimentares usados e consequente produção de biodiesel (combustível renovável e alternativo ao gasóleo) para consumo pelas frotas de viaturas municipais (da HPEM, da Câmara Municipal de Sintra e dos SMAS - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra).
Trata-se de um passo importante para o ambiente, já que a produção de biodiesel permite dar um destino aos óleos alimentares usados que deixam, assim, de poluir a água e causar problemas nos sistemas de saneamento. O biodiesel vai permitir também reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, como o gasóleo, e igualmente diminuir a poluição atmosférica e a emissão de gases que provocam o efeito de estufa. AQUI

Thursday, July 5, 2007

Nova Cintra e o biocombustivel


















A população da floresta vai começar a gerar a energia que necessita para se desenvolver sustentavelmente, gerando renda e emprego para os que nela vivem. De uma só vez, cinco comunidades da localidade de Nova Cintra, na região do rio Juruá, município de Cruzeiro do Sul (AC), a 540 km de Rio Branco, vão se beneficiar de um projeto piloto de geração de renda com auto-produção de energia a partir do biocombustível tirado dos óleos de ouricuri e do buriti.
A sede do projeto se situa às margens do rio Juruá numa área de um hectare doada pelo Incra, onde será montada toda a infra-estrutura para a instalação dos equipamentos das unidades de secagem, de extração de óleo vegetal e de produção de biocombustível. As obras civis deverão ser concluídas até o final de setembro, quando começarão a ser instalados os equipamentos da unidade de extração.


População ribeirinha do rio Môa (AC)

O projeto-piloto é parte do convênio para desenvolver tecnologias de produção de biocombustível firmado no início de 2005 entre a Eletronorte, o Governo do Acre, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Eletroacre. A matéria-prima será extraída do coco das palmeiras de murmuru, ouricuri e buriti. O óleo do murumuru extraído vai se destinar à indústria de cosméticos e os óleos de ouricuri e buriti à produção de energia.
As cinco comunidades de Nova Cintra que serão beneficiadas pelo projeto-piloto foram escolhidas por seu histórico de produção extrativista e por estarem próximos ao rio Juruá, o que facilita a coleta de matéria-prima. Na região, o coco do murumuru já é colhido e vendido para a produção de sabonetes. Com o processamento, o óleo passará a ser produzido na própria comunidade, gerando mais renda para as famílias envolvidas.
Segundo a Eletronorte, até o final do ano, será montada a unidade de craqueamento de óleo vegetal que produzirá o combustível para os geradores que serão instalados nas cinco comunidades no início do próximo ano. Estes geradores serão testados em São Paulo a partir de agosto com supervisão do Instituto Nacional de Tecnologia (INC).
Administrado por uma cooperativa de produtores, projeto-piloto contará com a produção de fornecedores cadastrados, que vão dispor de barcos disponibilizados pela Secretaria de Produção Familiar para a coleta e transporte de matéria-prima até a unidade de produção. Segundo o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), outros três projetos de autoprodução de energia já estão em funcionamento na Amazônia. Um é o projeto de turbina de correnteza no Amapá, fruto de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Conselho Nacional dos Seringueiros. O segundo é o de um gerador de biomassa movido com óleo de andiroba, na reserva do Médio Juruá em Carauari (AM). E o terceiro trata-se de uma micro central hidrelétrica em Santarém (PA).
Conforme informou o GTA, entidades como FAOR, FASE, CUT, a Rede GTA e outras discutem no momento o marco regulatório para pequenos produtores de energia, que não podem ser confundidas com médias centrais chamadas erroneamente de PCHs, ainda com falhas nos critérios de validação. daqui


QUE PENA QUE ESTAS LOCALIDADES NÃO SEJAM PORTUGUESAS!!

Wednesday, July 4, 2007

e se ....uma greve de sexo ...


Uma das mais deliciosas comédias do teatro grego clássico é a "Lisístrata de Aristófanes" , apresentada em - 411, nos últimos anos da Guerra do Peloponeso. Atenas estava em situação crítica: ainda não se recuperara da desastrosa campanha da Sicília (-413);os lacedemônios (espartanos), acampados a pouco mais de 20 quilômetros, haviam concluído um acordo com o sátrapa persa Tissafernes; e diversos aliados passavam para o lado do inimigo. A comédia é um ingênuo mas veemente apelo à paz. As mulheres das cidades gregas envolvidas na Guerra do Peloponeso, lideradas pela ateniense Lisístrata, decidem instituir uma Greve de Sexo até que seus maridos parem a luta e estabeleçam a paz de uma Guerra que parece não ter fim. Lisístrata reúne, em Atenas, um plenário de mulheres e decidem pela greve contra os respectivos maridos. Um grupo de velhos tenta expulsar da Acrópole as mulheres em luta, enquanto que um comandante militar ensaia, em vão, a prisão de Lisístrata, protegida pelas restantes mulheres. No fim da peça, graças às mulheres, as duas cidades celebram efetivamente a paz.

Nota: Lisístrata, em grego, quer dizer "a que dissolve, separa exércitos".Filme: Lisístrada, cinema em català
Fonte: Portal Graecia Antiqua


retirado do blogdasanta

Tuesday, July 3, 2007

IC 19 - antes e depois


Século XIX -Daí a pouco entravam na charneca que lhes pareceu infindável. De ambos os lados, a perder de vista, era um chão escuro e triste; e por cima um azul sem fim, que naquela solidão parecia triste também..O trote compassado dos cavalos batia monotonamente a estrada. Não havia um rumor: por vezes um pássaro cortava o ar, num voo brusco, fugindo do ermo agreste.

Chegavam às primeiras casas de Sintra, havia já verduras na estrada e batia-lhes no rosto o primeiro sopro forte e fresco da serra.

E a passo, o
break foi penetrando sob as árvores do Ramalhão. Com a paz das grandes sombras, envolvia-os pouco a pouco uma lenta e embaladora sussurração de ramagens e como o difuso e vago múrmurio de águas correntes. Os muros estavam cobertos de heras e de musgos: através da folhagem, faiscavam longas flechas de sol. Um ar subtil e aveludado circulava, rescendendo às verduras novas; aqui e além, nos ramos mais sombrios, pássaros chilreavam de leve e naquele bocado de estrada sentiam-se já, sem se ver, a religiosidade solene dos espessos arvoredos, a frescura distante das nascentes vivas , a tristeza que cai das penedias e o repouso fidalgo das quintas de Verão…

Eça de Queirós – Os Maias

Século XXI - A paz das grandes sombras já não existe nem a embaladora sussurração das ramagens, os pássaros deixaram de cantar e esvoaçam em circulos de espanto e dor , depois de terem perdido o seu lar e os seus haveres, os ninhos onde estavam seus meninos...
De manhã à noite só se ouvem as escavadoras, as moto-serras e os gritos dos homens. As filas de transito cada vez são mais; os acidentes dispararam em flecha. A fidalguia já não vem passar o verão para Sintra, as quintas estão abandonadas, o comércio decadente. Outrora os salaios levantavam-se cedo para ir levar o pão a Lisboa e algumas verduras. Hoje , levantamo-nos cada vez mais cedo mas dificilmente chegamos a horas ao emprego e regressamos sempre mais tarde.
Levaram-nos a paz e a tranquilidade. Agora, as árvores, também !

Sunday, July 1, 2007

Há mulheres ...


Há mulheres que assumem uma posição de inocência diante da vida; deixam-se levar pelo sonho de ser princesa, de se transformar numa fonte de felicidade para o homem, procriando e realizando seus desejos. No entanto, o próprio Universo se incumbe de desfazer estes sonhos, porque não há lugar mais nesse mundo para este tipo de mulher. Este fenômeno, denominado feminismo, não foi só uma invenção do cérebro da mulher, faz parte da própria evolução da espécie humana. É a seleção natural de Darwin. Só herdarão a Terra as criaturas plenificadas na luz, determinadas. Estamos em um novo tempo, onde cada um tem que desenvolver seu talento. A mulher é um ser talentoso e pode gerar felicidade para si e para quem esteja ao seu lado, não só através do útero, mas também com o cérebro e com o coração.
Wilson Francisco